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terça-feira, 15 de novembro de 2016

Cartas para Antía: Julieta de Almodóvar, uma ode ao destino


O novo filme de Almodóvar, Julieta, é uma daquelas tramas que faz nossos votos de amor às narrativas serem renovados durante seus 100 minutos e continuam ecoando em nós por mais algum tempo. Baseado no livro de contos Fugitiva de Alice Munro (Nobel da literatura em 2013), o titulo original é Silêncio, um dos contos que inspiram o cineasta espanhol. Os dois títulos, seja Silêncio ou Julieta, fazem todo sentido ao longo da história. Mas, para muito além da influência da autora canadense, o filme estabelece um belo diálogo com a literatura clássica (tragédia grega) e a força do destino presente no mundo grego.

Almodóvar é um grande leitor/escritor de perfis femininos, suas mulheres têm sempre muita força e os homens ao seu redor parecem sempre coadjuvantes perdidos no vendaval de sentimentos que elas representam, afinal sempre precisamos volver ou saber mais sobre nossas mães. Em Julieta ele não foge dessa regra e faz sua protagonista brilhar em dois tempos. Uma jovem professora de Literatura Clássica com visual punk dos anos 80, e no presente, uma mulher de meia idade atormentada pelo silêncio imposto pelo fuga/sumiço de sua filha, Antía (personagem de uma obra grega atribuída a Xenofonte, Os Efésios, um romance amoroso regido pela interferência de Eros, considerado pela crítica uma obra feita para mulheres).

Julieta está pronta para mudar-se para Portugal com seu atual companheiro quando reencontra uma amiga de sua filha, Bea, que a faz reabrir as feridas e nos contar sua história. Daí, em media res, como nos épicos, vamos conhecer seu passado, numa escrita catártica de cartas para sua filha. Ela vai desfiando no papel seu relato e nós vamos acompanhando suas memórias em flash back, principalmente seu romance com o pai de sua filha, Xoan, um pescador que encontra numa surpreendente viagem de trem (há mais mistérios nessa sequência...) e muda o curso de seu destino/viagem. Quando se apaixonam, ele cuida há anos de uma esposa doente que vem a falecer e Julieta ocupa seu lugar, sua casa e também herda sua empregada, sua amiga, ambas peças- chave no filme.

É interessante notar a idéia de destino típica das tragédias. Além de ser professora de Literatura clássica (dá uma aula sobre Ulisses e os sentidos do mar em grego, episódio em que ele fica refém da deusa Calipso), quando conhece Xoan no trem ela está lendo um livro sobre Tragédia grega. A questão da culpa vai surgir em várias cenas que parecem se desdobrar muitas vezes. O mesmo que ocorre com a mulher de Xoan, vai acontecer com os pais de Julieta, sua mãe adoece gravemente e seu pai arruma uma amiga dela para cuidar da casa, mas o amor entre eles acontece e essa moça também tomará o lugar de sua mãe. A ideia de cumprir uma expiação vai sempre se refazendo de várias formas e em várias personagens...

O drama que vira a trama do avesso se dá quando Julieta descobre a traição de seu marido, eles discutem, ela sai, ele vai pescar e morre numa tempestade e tudo isso ocorre enquanto Antía está em um acampamento de férias. Daí em diante, o silêncio reina e esse será um dos motivos da partida da filha, viagem incompreensível para sua mãe. Ela passará a escrever para entender o que aconteceu...Colando os pedaços da fotografia rasgada, um quebra-cabeças que vamos montando junto com ela, numa busca densa pelas respostas.

Elas só se encontrarão doze anos depois (quase como Ulisses), quando um elemento que o destino mais uma vez reduplica faz com que sua filha a procure, claro que não contarei aqui...E essa cena não veremos, ficamos com os créditos, uma bela viagem (odisséia), uma bela música (Si no te vas) e a imaginar os abraços de reconciliação que se privaram por tanto tempo.

Oh, Almodóvar, que os deuses continuem te inspirando e que o nosso destino permita desfrutar  ainda muito desse mar sem fim de suas histórias...

 

 

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Trolls, abraços, arco-íris e bolinhos


Para Miguel, Lúcia, Lina, Jorge e Breno, companheiros felizes de sessão



O novo filme da Dreamorks é mais do que uma simples animação. Dos mesmos autores do inesquecível Shrek (mesma fórmula da feiura fofa), para Trolls também pode ser atribuída à classificação de aventura e comédia musical, sobretudo, um bom musical. A trilha sonora é  de excelência, daquelas que fazem a gente se sacudir na cadeira do cinema. As crianças grandes reconhecerão muitos hits revisitados (John Travolta e Elton John dentre eles).

Estruturado no binômio Felicidade x Tristeza ou Entusiamo x Apatia, temos de um lado os coloridos e pequeninos Trolls liderados pela sempre otimista Poppy, e do outro os cinzentos e gigantes Bergens, cuja tristeza só pode ser unicamente revertida por um antídoto: comer os Trolls...Numa espécie de ritual antropofágico, os cinzentos precisam devorar a poder dos coloridos para assimilar seus sentimentos positivos e sua cor, caso contrário, são condenados à tristeza profunda e contínua.

A princípio parece um maniqueísmo bem simplista típico dos contos de fadas tradicionais, mas o desenho vai ganhando contornos bem interessantes ao longo da trama. O conflito surge quando os Trolls, liderados pelo seu rei, o pai de Poppy, resolvem fugir com seu povo no dia do Festival em que seriam devorados. Escondem-se por longos anos em um reino subterrâneo de pura alegria, até que são encontrados e correm risco de vida novamente. Daí surge toda a graça do desenho. Na luta pela sobrevivência, a já Princesa Poppy encontra no rabugento Tronco, um parceiro de aventuras e um grande amor.

Na jornada engraçadíssima, ainda renovam o clássico Cinderela através da ajudante de cozinha do Rei dos Bergens que alimenta um amor por sua majestade. O pobre reizinho nunca conheceu a felicidade, até desfrutar do amor dessa Gata Borralheira de patins (virou uma diva na mão dos Trolls) e comer pizza em sua boa companhia, imagem que denota outras possibilidades de ser feliz...E o melhor de tudo, a tal felicidade está em nós mesmos e  nas nossas relações...

Destacam-se ainda no filme o colorido especial, os traumas que nos fazem ficar acinzentados, o poder curativo do afeto e dos abraços, a lealdade, a coragem e outros tantos valores que as crianças e nós, crianças grandes, precisamos lembrar sempre. E toda a história é contada através de uma espécie de livro mágico, que vai dando vida aos personagens, reavivando nossas emoções e acionando camadas profundas da nossa alma ao correr das páginas e dos pixels...Desde Toy Story, Shrek, Divertidamente que eu não gostava tanto de um desenho...

sábado, 1 de outubro de 2016

Velho Chico, penúltimas palavras


Entre 14 de março ( Dia da poesia) e a noite de ontem ( Vésperas das eleições municipais) o Brasil acompanhou Velho Chico, casamento feliz entre poesia e realidade. Novela que dividiu opiniões, não foi líder de audiência, desagradou muitos, mas na minha visão e na de tantos outros telespectadores entrará para a história da teledramaturgia brasileira como uma de suas melhores produções. Usando um trocadilho inevitável, será lembrada como um divisor de águas de nossa televisão. Esse texto final que ora escrevo, será o nono sobre a trama, por absoluta falta de tempo de escrever mais, pois cada capítulo suscitava em mim o desejo de correr à pena.

Creio que o principal já disse ao longo desses 6 meses, mas para louvar o final é necessário atar algumas pontas da arte e da vida. Guerra entre famílias  e dentro de famílias, amores proibidos, coronéis déspotas, cidadezinhas perdidas no sertão, padres conciliadores, heróis idealistas, tudo isso já foi contado e recontado ao longo dos 50 anos da novela brasileira, motes igualmente cantados em prosa e verso na nossa literatura. Então o que fez de Velho Chico algo especial? Um amálgama de temas, cores, formas, mitos, fotografia, lendas, arte, música, mistérios, texto, real e fantasia, planos paralelos, misturados em dose especial. Afinal se não houvesse magia nas receitas todos nós podíamos fazer os mesmos pratos com os mesmos ingredientes, mas sabemos que isso não é possível... Há segredos insondáveis que geram resultados inusitados...

Primeiro destacaria a direção de arte, com sua riqueza de detalhes, olhar de míope para as miudezas desse sertão. Podemos nos extasiar de beleza com os detalhes presentes nas festas religiosas, nos altares dos santos, nas fotografias das paredes, no fogão de lenha, nas rezas, nos velórios, dentre tantos outros pormenores que fizeram a diferença.

A trilha sonora foi um espetáculo à parte. De Tom Zé (a música parecia sob medida para o Saruê)  a Ednardo, de Geraldo Azevedo a Xangai, da sanfona de Luzia ao forró do Bar de Chico Criatura, de Legião Urbana às ladainhas e aboios, dos boleros de Iolanda à belíssima Margem (“Há um rio afogando em mim”) e uma menção honrosa para Maria Bethania que nos acalentou com seu dom divinal em vários momentos da trama. A narrativa nos brindou com um concerto variado de vozes e ritmos que por si só já valia acompanhá-la, a musicalidade  foi uma protagonista paralela. Vale lembrar ainda do canto doloroso  da “Rasga mortalha” para anunciar cada morte iminente...

Outro aspecto digno de nota foi a possibilidade generosa dos autores de dar espaço, vez, voz e cenas arrebatadoras não só para os protagonistas, mas para todas as personagens secundárias. Todas tinham uma história e tiveram oportunidade de nos contar. Como num rio principal que é alimentado pelos seus afluentes, todos tiveram seus momentos de glória. Destaquemos nesse final:  Dona Ceci e Dalva (meus aplausos para Mariene de Castro, grata revelação) como personagens simbólicas de questões identitárias que ganharam solos dignos de ópera nessa última semana. A rezadeira chorando a morte de seu Deus e a doméstica rompendo seus grilhões e ainda estapeando o coronel genérico. Ciço também merece nosso olhar, personagem que saiu das trevas para a luz através do amor e da arte. Seu final ao lado de sua “Darva” foi apoteótico, saíram das coxias para os palcos como uma trupe mambembe que vai disseminando alegria por onde passa, mas antes disso tomou a benção do Seu Painho (revivendo Renascer) que pode retomar com ele resíduos da paternidade negada a Martim.

A intertextualidade gritou tão alto nessa novela que poderia me ocupar disso por dias (e devo agradecer a vários amigos-colaboradores que sempre estavam me apontando mais alguma citação), lembraremos de alguns. Romance de 30 com destaque para Jorge Amado e Graciliano Ramos. Guimarães Rosa em tantos momentos com seu sertão mítico, físico e metafísico (Terceira margem do rio reinou). Os amores proibidos de Shakespeare, Camilo Castelo Branco e Eça de Queirós. Nesse final tivemos a citação direta de Dom Quixote e seus moinhos de Vento, Ecos de Rei Lear, releitura da tentação de Cristo com o Demônio Saruê x o Cristo Afrânio, e  este venceu despindo-se do coronel grotesco que  aprisionou sua alma. Retomou-se o galo do início da trama, páginas de Gabriel Garcia Marquez (todo épico volta ao princípio). No primeiro capítulo o galo era do pai de Afrânio e ontem esse o passou a Miguel. Um símbolo de “macheza” que deveria ficar com o homem da casa doravante. Aliás, o belo diálogo entre avô e neto circulou entre os mistérios da existência...Quem nos explica?...Natureza, Deus, destino, perguntas que nos acompanharão eternamente...

No quesito “social” a novela navegou muito bem, singrando as margens e barrancos das injustiças sociais, corrupção, jogos de poder, delações e tantas outras pautas que poderiam nos confundir com o noticiário que nos rodeia. Deixando uma mensagem de esperança através da participação popular e de novas pessoas propondo uma política diferente do que temos. Bento e Beatriz, vocês deveriam existir fora da tela e os coronéis perecerem de sede como Carlos Eduardo...

O capítulo final, apesar da melancolia incômoda pela ausência bruta do seu protagonista, apresentou um tom também esperançoso. Com nascimento, casamento, frutas, chuva, broto, flores e vinho nos sinalizando que a vida segue em frente e mais uma vez todos reunidos à mesa, espaço sagrado de conciliação (mitos primaveris). E como não podemos terminar sem lembrar da fatalidade que cruzou esse rio... A homenagem ao nosso Santo, colhido pelo Gaiola dos Encantados para nosso espanto e tristeza, o trouxe de volta à vida pelos fios da ficção...E ele segue navegando no Velho Chico e na nossa memória afetiva...Essa história não acaba aqui, segue conosco, por isso minhas penúltimas palavras, haverá sempre um rio afogando em nós...Nunca houve uma novela como Velho Chico...

 

 

 

terça-feira, 27 de setembro de 2016

Velho Chico, um parêntesis para a arte antes do final


“A literatura existe porque a vida não basta” Fernando Pessoa

 

 

Pela proximidade de tempo que falta para o fim de Velho Chico iria escrever novamente sobre ela só depois que o seu final fosse ao ar, para fazer uma avaliação geral dessa estupenda trama, mas a força do capítulo de ontem me impôs que viesse aqui fazer esse texto, uma espécie de parêntesis antes da conclusão.

Os expectadores dessa excepcional novela devem ter sentido as mesmas emoções que eu senti ontem ao assistirem à solução ficcional escolhida pelos autores/diretores para driblar a ausência do seu protagonista. Ele teve que  sair bruscamente antes da festa acabar, num roteiro canhestro escrito pela dramaturgia irônica da vida. Roteirista cruel e mal assessorado pelos contrarregras e continuistas que nos deixarão sem respostas para tão malvado desfecho. De forma bela e sensível, sim também há beleza nas coisas tristes, eles transformaram a ausência em presença através dos recursos técnicos proporcionados pelos fios mágicos da arte.

Santo foi ontem um espectro de olhar panóptico que acompanhava todos ao seu redor e por eles era também acompanhado. Ele foi a câmara clara que tudo vê e é separada dos outros por uma espécie de neblina que embaçava sua percepção e a nossa também, divina metáfora de um muro invisível que separa o mundo dos vivos e dos mortos. Depois de sua partida toda novela passou a articular sentidos dobrados, jogos de linguagem, alegorias variadas que parecem incessantemente remeter à sua morte e a de todos nós. É como se todas as cenas posteriores ao seu desenlace, de alguma forma, portassem um sentido duplicado que aponta para a “indesejada das gentes” que o colheu na terceira margem do rio e o pôs como passageiro da Gaiola dos Encantados. Tudo parece deixar no ar notas de incenso, cheiro de velas e todas as músicas soam como um longo réquiem.

Duas cenas ontem exigiam a presença de um pai, o jantar de noivado e o casamento de “seus filhos”. A cena da mesa, amplamente explorada pela literatura como lugar de comunhão, pôs Santo na cabeceira, lugar onde devia estar e cada olhar das outras personagens indicava sua presença. A fartura da mesa, a reconciliação com Luzia, o anúncio da gravidez, o brinde com vinho formaram um buquê de imagens vivificantes que apontam para a continuidade da vida, apesar dos dissabores, apesar dessa exigência bruta de seguir adiante sem nossos afetos. Todos que já viveram suas perdas, já sentiram o que os atores sentiram e transmitiram ontem, essa ausência-presença daqueles que se foram para o undiscovered country, sobretudo, nas datas festivas como eternizaram os versos da canção popular “naquela mesa está faltando ele e  a saudade dele está doendo em mim”.

A ficção também pôs Santo no altar na condição de pai emocionado que leva os filhos ao enlace. E o padre em seu eloquente discurso cruzou a ficção de novo com a vida ao falar daqueles que não se fazem presente em corpo, mas em espírito. A vida passou uma rasteira na arte, mas a arte com seu poder incalculável driblou a vida e manteve vivo Santo dos Anjos, pena que só pelo breve instante da ficção. E deixo aqui minha eterna admiração para os atores das cenas de ontem, a vida e arte exigiram muito deles, muito mesmo. E todos eles captaram a lição de Drummond no poema:

Ausência

Por muito tempo achei que a ausência é falta.
E lastimava, ignorante, a falta.
Hoje não a lastimo.
Não há falta na ausência.
A ausência é um estar em mim.
E sinto-a, branca, tão pegada, aconchegada nos meus braços,
que rio e danço e invento exclamações alegres,
porque a ausência, essa ausência assimilada,
ninguém a rouba mais de mim.

 

sábado, 17 de setembro de 2016

A morte e a morte de Santo dos Anjos ou a vida como representação


Nessas últimas 48 horas o Brasil está vivendo um luto com a morte prematura e enigmática do ator Domingos Montagner. Guardada às proporções, tal comoção nos remete às mortes de Airton Senna, Tancredo Neves ou Princesa Diana. Escolho esses três justamente pelo caráter simbólico que representavam suas imagens. Não morreram apenas uma pessoa em si, mas os mitos que elas representavam. O atleta bom moço que nos trazia alegrias com as bandeiradas do domingo, o político símbolo da democracia e a linda princesa dos contos de fadas em forma de gente normal.

Parece-me que junto com a morte de Santo dos Anjos (optarei por chamá-lo pelo personagem e não pelo ator, quero me iludir que foi ele que morreu), perdemos mais um mito e aquilo que seu personagem encarnava:  o homem decente, justo, generoso e de beleza viril que nos fazia acompanhar a novela com aquela empatia e sensação de intimidade com o ator. Não foi a morte em si que nos espreita em cada segundo que nos chocou, mas a forma assumida pela “Indesejada das gentes” para abreviar uma história de vida tão interessante que começou nos humildes picadeiros e com muita estrada e poeira  alcançou o papel de principal no horário nobre.

Para nós estudiosos da Teoria literária romperam-se as barreiras entre realidade e ficção de forma tão abrupta que nos deixou atônitos e perturbados com tamanha estranheza. Na terceira margem do rio, ficou a mocinha de um lado, o redemoinho no meio e o herói morto ao fundo do rio, com algum suspense e esperança curta de ter sobrevivido para adensar a crueza da narrativa. Mas não foi invenção do autor, foi o imponderável da vida que escreveu essa triste cena. É sabido que nas grandes histórias os heróis não morrem, eles atravessam todas as expiações e chegam ao fim da trama nos brindando com finais felizes. Ulisses passa cerca de 20 anos na estrada e volta para sua Penélope.

Esse nosso herói contemporâneo, encarnado visceralmente pelo ator, não voltará para sua esposa e seus três pequenos Telêmacos. A res factae atravessou a res ficta com uma força tão bruta que instalou em nós uma agonia semelhante à perda de um amigo. A morte veloz e furiosa nos fez perder o chão e o prumo e ficamos por longas horas em silêncio, sensação própria dos lutos.

A duplicação do drama vivido pela personagem ( um dos motivos que fizeram a morte do ator em iguais circunstancias ser tão insólita), morte e ressurreição pelas mãos da mocinha e das várias místicas presentes na novela, infelizmente não se repetirá com o homem. Ele não voltará para o emocionante abraço de Bento, nem para o colo de sua mainha Piedade, e mais triste ainda, não voltará para o abrigo dos seus afetos verdadeiros. Todavia, como toda a novela é construída de forma simbólica, a ressurreição se dará pela via alegórica também. Essa personagem e sua morte tão cercada de mistérios marcarão para sempre a história da teledramaturgia brasileira e a morte e a morte de Santo dos Anjos permanecerá no nosso imaginário para sempre.

Para encerramos essas incelências para Santo dos Anjos quero lembrar de Fernando Pessoa. Nas horas brutas da vida, precisamos recorrer aos nossos mitos internos, a religião ou arte. Em uma cena da novela passada há alguns meses, Maria Tereza recitou um poema de Álvaro de Campos chamado Adiamento que agora mais força ganha. Não, não adiemos nada. A vida é hoje e como diz outros versos de Pessoa, através de Ricardo Reis: Não procures nem creias: tudo é oculto.

Adiamento

Depois de amanhã, sim, só depois de amanhã...
Levarei amanhã a pensar em depois de amanhã,
E assim será possível; mas hoje não...
Não, hoje nada; hoje não posso.
A persistência confusa da minha subjetividade objetiva,
O sono da minha vida real, intercalado,
O cansaço antecipado e infinito,
Um cansaço de mundos para apanhar um elétrico...
Esta espécie de alma...
Só depois de amanhã...
Hoje quero preparar-me,
Quero preparar-me para pensar amanhã no dia seguinte...
Ele é que é decisivo.
Tenho já o plano traçado; mas não, hoje não traço planos...
Amanhã é o dia dos planos.
Amanhã sentar-me-ei à secretária para conquistar o mundo;
Mas só conquistarei o mundo depois de amanhã...
Tenho vontade de chorar,
Tenho vontade de chorar muito de repente, de dentro...

Não, não queiram saber mais nada, é segredo, não digo.
Só depois de amanhã...
Quando era criança o circo de domingo divertia-rne toda a semana.
Hoje só me diverte o circo de domingo de toda a semana da minha infância...
Depois de amanhã serei outro,
A minha vida triunfar-se-á,
Todas as minhas qualidades reais de inteligente, lido e prático
Serão convocadas por um edital...
Mas por um edital de amanhã...
Hoje quero dormir, redigirei amanhã...
Por hoje, qual é o espetáculo que me repetiria a infância?
Mesmo para eu comprar os bilhetes amanhã,
Que depois de amanhã é que está bem o espetáculo...
Antes, não...
Depois de amanhã terei a pose pública que amanhã estudarei. Depois de amanhã serei finalmente o que hoje não posso nunca ser.
Só depois de amanhã...
Tenho sono como o frio de um cão vadio.
Tenho muito sono.
Amanhã te direi as palavras, ou depois de amanhã...
Sim, talvez só depois de amanhã...

O porvir...
Sim, o porvir...

                      Requiescat in pace, Santo dos Anjos.

 

 

 

 

 

domingo, 4 de setembro de 2016

Justiça: Crimes, castigos e narrativa prismática


A minissérie Justiça, escrita por Manuela Dias, autora que já mostrou a que veio em  Ligações perigosas, tem nos surpreendido a cada capítulo com sua narrativa sofisticada que sonda os limites da moral humana. Através de 4 histórias, aparentemente independentes, a trama tem mexido com nossas emoções e piorado a noite dos insones, já que cada caso continua conosco sem chances de fazer calar. Eles ficam ecoando em nossa consciência e nos coloca em constante dúvida sobre os dilemas dos protagonistas.
 
Cada história, cada uma a seu modo, através de vidas interrompidas por fatos destruidores, se assemelha por cumprir um ciclo temporal de 7 anos e confundir as relações binárias possíveis entre  crime/castigo, justiça/injustiça, vingança/perdão. É difícil, diria impossível, escolher qual é a  mais profunda. Ao lado dos dramas principais que vai do assassinato à eutanásia, do tráfico ao estupro, temos infinitas tramas paralelas, como o preconceito racial, os vídeos vazados, as campanhas políticas, a prostituição, as gritantes diferenças sociais (a cena do cemitério com Rose procurando o túmulo da mãe foi sintomática desse abismo que separa as classes na vida e na morte), a crueza dos presídios, as relações trabalhistas, os meandros do direito, dentre tantos outros. Aliás, esse último é explorado nos seus diversos sentidos. Houve uma cena que julgo ser o eixo da série.

A personagem Elisa, vivida por Débora Bloch, mãe da filha assassinada pelo dantes bad-boy Vicente (a cena da morte foi talvez a mais forte até agora, uma releitura comovente da Pietá),  é um professora de Filosofia do Direito e no início de sua aula ela falava sobre o conceito de moral que sustenta essa disciplina e narrava alguns casos para que os alunos opinassem de acordo com o conceito de moral de cada um. Esse parece ser o mote da trama. A série nos coloca na condição de jurados e para nos dar elementos para esse julgamento vai narrando os casos através de diversos ângulos do social e do humano. E se as histórias em si são pungentes e carregadas de dor, a forma de narrá-las é um espetáculo extra.

Através de uma narrativa prismática, somos convidados a mirar cada drama sob variados pontos de vista, não cabe nessa trama opiniões absolutas sobre nada. Tudo é e não é a depender do foco de luz lançado sobre o prisma. A estratégia narrativa cruza as histórias de uma forma surpreendente, encaixando os fios e tecendo uma espécie de tapeçaria na qual tudo acontece ali do nosso lado, mas só é realmente importante o nosso problema, exatamente como na vida.

Destacam-se também a qualidade dos diálogos, a trilha sonora, a caracterização das personagens (Adriana Esteves espetacular), a cidade de Recife que também ocupa um lugar de personagem na trama, como espaço tentacular, ora solar, ora sombrio, ora becos, ora avenidas, ora biroscas, ora restaurantes finos. Eis uma série que marcará a nossa dramaturgia e nossas memórias e alimentará nossa insônia com os fantasmas morais que são deles e agora nossos também. Continuemos na nossa posição de júri e de espectadores /expectadores ávidos por Justiça.

 

 

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Entre o sangue e o destino: Velho Chico e seus diálogos


A famosa sentença de Tolstoi no início de Anna Karenina (1877) “As famílias felizes parecem-se todas; as famílias infelizes são infelizes cada uma à sua maneira” poderia ser uma epígrafe perfeita para alguns dramas vividos pelas personagens principais de Velho Chico. A novela tem como pedra fundamental a rivalidade entre duas famílias e explora sob diversos ângulos seus dramas coletivos e individuais. Família em primeira instância remete a sangue, signo definidor desses laços. A ideia de sangue e todos os sentidos que desse elemento, tão concreto e tão simbólico, podem emergir circula com força na narrativa.
 
 O sangue aparece através de várias situações e sentidos. Seja de forma indireta, através da preocupação com a sucessão do clã dos Sá Ribeiro tão fortes na falas de Dona Encarnação (Martim, herdeiro biológico x Carlos Eduardo, herdeiro social) ou de forma mais explícita, como nas cenas da emboscada e suposta morte de Santo com Tereza e Miguel “lavados” com seu sangue, ou nas várias possibilidades de vingar e honrar o sangue já derramado. Mas ainda há outro elemento que mexe também com essa simbologia, a possibilidade de incesto entre Olívia e Miguel. Daí sai de cena Tolstoi e entra Eça de Queirós e seus Maias.
 
No famoso romance de 1888, ao traçar magnificamente um painel da aristocracia portuguesa através da família Maia, Eça põe em discussão o tema do incesto, assunto tão tabu na nossa cultura. Velho Chico, como um bom rio que é, bebe em muitas águas e em muitas fontes e realiza muito bem o princípio da intertextualidade das mais diversas formas. O drama dos “irmãos” na novela, para nossa moral e consciência tranquila, não será o mesmo dos irmãos da Maia, Maria Eduarda e Carlos Eduardo.
 
Os nossos jovens conheceram-se e apaixonaram-se, e ao descobrir o parentesco, foram maltratados pelo destino que ordenava o fim daquele desejo pecaminoso. Olívia e Miguel sofreram copiosamente por não poder viver aquele amor. Já os portugueses também se conhecem e se apaixonam, vivem uma relação ardente e só descobrem depois que são irmãos separados na infância pela leviana mãe, Maria Monforte. Benedito Ruy Barbosa e sua equipe colocaram tintas novas nesse quadro, sobretudo no momento da revelação.
 
Em Os Maias, Carlos descobre o parentesco e vai ao encontro da amante e agora irmã para contar da tragédia que foram vítimas, mas sucumbe ao desejo e tem mais uma noite com ela já sabendo da verdade, então há um incesto de fato nessa ocasião, já que antes desconhecia. Em Velho Chico, Olívia descobre que não são irmãos através de sua mãe, que numa cena comovente, liberta sua filha daquela angústia e também se liberta das mentiras que a sufocavam. Olívia vai ao encontro de Miguel, que ainda sem saber, não resiste e enfim dá-lhe o beijo tão adiado na ainda irmã, e é claro que ela sem culpa alguma corresponde (ela e nós já sabíamos, portanto, não houve incesto). Só então  conta a verdade redentora que a permite viver seu amor, mas a afasta do sangue dos Anjos e de ser filha do homem que tanto admira. São os encantos da ficção a contar e recontar as mesmas histórias de modos diferentes.
 
Outra força que movia Os Maias e também os dois clãs da novela é a noção do destino(uma crítica de Eça ao cientificismo cego), que as coisas acontecem porque tem que acontecer, regidas por leis superiores que desconhecemos e quem ousa duvidar desse fado paga caro, como vários mitos gregos nos contam ao longo dos séculos. Luzia ousou mexer no destino de Santo e Tereza e está pagando com seu sacrifício. Saruê, Cícero e Carlos Eduardo igualmente tentam separar o casal e eles reatam o amor. Na cena do resgate de Santo na aldeia por Tereza, a índia, uma espécie de sacerdotisa, reconhece a ligação dos dois e afirma que ficarão juntos, não se sabe quando, reafirmando a primazia do destino sobre as ações e intervenções humanas.
 
Por falar no resgate de Santo, todas as cenas desde o momento de sua “morte” foram muito sofisticadas e carregadas de outras menções literárias e míticas. A emboscada teve um quê de Jorge Amado e mais ainda de Adonias Filho e a idéia de morte e ressurreição foi atravessada por mitos gregos e dos nossos também. Desde a barca de Caronte fazendo a jornada entre o mundo dos vivos e os dos mortos ao Nego D’água evocado por Dona Ceci (benzedeira, figura tão cara na nossa cultura, sibila sertaneja), os rituais de pajelança, o diálogo entre os dois mundos, mostrado em paralelo com as almas de Santo e Tereza (ela de branco) e enfim o retorno de Santo ao mundo dos vivos após os apelos de sua amada...Ou se preferirmos mais um mito revisitado, Orfeu e Eurídice, que no sertão do Brasil seria Eurídice e Orfeu, pois é ela quem o busca no além...Continuemos a nos afogar nesse rio de histórias...
 
P.S. Em breve falaremos de Justiça, esse soco seco no estômago, no coração e na consciência...
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

sexta-feira, 29 de julho de 2016

Um ano de Entretelas, um brinde às telas e seus diálogos

Prezados Leitores,

De repente este nosso espaço completa seu primeiro ano. A ideia dele começou a ser gestada bem antes, quando nas minhas diversas aulas fazia comentários sobre cenas de filmes e novelas e, alguns alunos atentos aos fios que ia puxando, diziam que devia escrever sobre aquilo. Com a chegada do Facebook, com todas as suas dores e delícias, passei a fazer alguns registros desses comentários. Mais uma vez os alunos e alguns amigos, agora centenas deles reencontrados virtualmente e ainda atentos à fala da professora, alimentaram a idéia do Blog. Veio a coragem e com a ajuda de Lydia Aninger, uma dessas ex-alunas inesquecíveis, hoje Relações Públicas versada nas redes sociais, botamos o menino para nascer.  
O nome desse espaço de conversa para quem aprecia boas narrativas, ENTRETELAS, tem três significados para mim. O primeiro é o mais óbvio, o diálogo entre as telas (novelas, , séries e desenhos) e os textos da literatura e da cultura. Já o segundo, remete ao verbo entreter, divertir, dar prazer. Já o terceiro, aquele que guardo no coração, e até então só foi captado pelo meu caro ex-aluno e amigo Paulo Fabrício (hábil leitor das artes), vem daquele tecido grosso, usado pelas costureiras, para dar sustentação aos tecidos ralos. Esse é o mais especial, porque costumo ouvir muito por aí que novelas e afins são banais, repetitivas, alienantes, ou seja, tecidos ralos, e algumas são mesmo (há joio e trigo em tudo).
Daí a minha intenção de engrossar um pouco esse tecido (da mesma raiz latina de texto), alinhavando alguns fios mais grossos sob e sobre eles. Para falar como professora de literatura, esse é um espaço para dar voz à intertextualidade nas suas mais diversas potencialidades, como propôs Kristeva, "todo texto é um mosaico de citações", cabe ao leitor percebê-las ou não de acordo com o seu próprio repertório.
Não tenho periodicidade fixa de postagem ou obrigações nenhuma com ele (ver segundo significado). Depois de um ano, começo a perceber que tenho vontade de escrever quando uma cena, um capítulo ou um filme é tão bom e cheio de significados e citações, que minha mão coça para comentar o que notei  e a mente animada pensa no título. Aí já viu... É correr para essa tela aqui para a inspiração não fugir.
Como com os filhos quando fazem aniversário, suas mães pensam na comemoração. Esse texto aqui é como o bolo da festa, os docinhos virão já já. Como boa mãe, tenho que contar algumas artes da criança. Já temos leitores em mais 9 países além do Brasil, e que susto não levei ao ver Ucrânia, Índia e Turquia dentre eles (coisas de mãe). As primeiras postagens ficavam na marca dos 100 ou 200 leitores,  daí foram crescendo e a última sobre Velho Chico (novela boa arretada! A mão coça muito!) chegou à casa dos 1000. Chega disso, porque toda mãe é um pouco exibida. Perdão, não posso esquecer dos comentários de tantos leitores conhecidos, desconhecidos e anônimos que respondo com alegria e que aumenta o desejo de continuar tecendo e do relato de alguns descrentes que contam que começaram a dar uma chance às tramas depois de ler essas minhas impressões.

Servido o bolo, é a hora esperada dos docinhos, aqueles apetitosos que ficam ao seu redor na mesa principal da festa e esperamos ansiosos por eles e queremos levar conosco para o dia seguinte. Como aqui o cardápio principal são cenas arrebatadoras. Eis nosso banquete, algumas imagens que marcam aleatoriamente minha memória e meus gostos (alguns estranhos)! Sirvam-se sem moderação. Saúde e vida longa ao Entretelas e aos seus leitores e que nunca nos falte motivação para tecer o profícuo diálogo entre as telas!

Entretendo-nos e reforçando os fios encantados da ficção. E os convido para preencher esses espaços vazios com suas escolhas afetivas, serão os presentes da festa...Vale Tudo!

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