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sábado, 7 de maio de 2016

Das astúcias do Velho Chico


Velho Chico, em sua atual fase, que se passa no ano corrente, vem sofrendo algumas críticas relacionadas à mudança do tom. Sobretudo, no que diz respeito ao Coronel Saruê. Saiu de cena Rodrigo Santoro, marcado por um perfil mais dramático ao carregar o fado de assumir um papel que não queria, e Surge Antônio Fagundes, personagem mais próxima de uma caricatura que reúne em si um mix de coronéis da ficção e da nossa penosa esfera política. Na sua genealogia destaca-se Odorico Paraguaçu de O Bem Amado, não só pelo tom da oratória e dos exageros, mas também pela remissão às inesquecíveis Irmãs Cajazeiras. O trio já apareceu nas duas festas da fazenda sempre a lhe elogiar, uma bela homenagem a Dias Gomes que soube como ninguém retratar o interior nordestino e a brasilidade.

Afora essa crítica, creio que foram introduzidos novos elementos bem interessantes para dar novos ventos aos rios da ficção. O surgimento do amor encantado de Bento (pungente interpretação de Irandhir Santos, Zelão de volta) e Beatriz ( professora idealista, casa tão bem com a beleza simples de Dira Paes)  é pura poesia.  Abençoado pela linda presença da mãe-benzedeira Ceci ( forte e doce papel de Luci Pereira), vem desviando o nosso olhar do eixo principal de Santo e Tereza, com esse romance místico-carnal. Essa semana viveram uma linda cena. Ela, o fruto maduro a ser colhido no pé de Juazeiro. Ele, a descoberta do amor tardio que chega a transbordar em lágrimas. Lirismo em alta voltagem a nos emocionar(Vixe, minha mãe!).

Outro aspecto digno de nota foi a solução encontrada pelos autores para substituir o Padre Romão. Com o falecimento do ator (Umberto Magnani), os autores se viram diante de uma das marcas que definem a natureza da telenovela como Obra Aberta (Umberto Eco), a possibilidade de mudanças imprevisíveis durante a trama. Eis que surgiu Padre Benício (magistral Carlos Vereza), que ao ser questionado pela ausência do colega, informa que “ele saiu sem se despedir de ninguém”, que bela metáfora para a morte repentina que chega sem avisar, essa “indesejada das gentes”. E ainda explica que eles têm a mesma formação e preocupações sociais.  Chico Criatura (Gésio Amadeu), personagem importantíssimo para a costura da trama porque tudo ouve e tudo vê do seu balcão, resumiu a mudança com o ditado popular: “Então trocamos seis por meia dúzia”, ou seja, o papel do padre será tocado em frente sem prejuízos para a narrativa. E nós aceitamos o pacto do fingimento e já nos confessaríamos com o novo padre.

A chegada de Miguel (Gabriel Leone) também balança as novas águas. Idealista, imbuído de todo um discurso ecológico, porá em dúvida as certezas arcaícas do avô e traz frescor para a história, com seu modo humanista de ver o mundo. Além de sua paternidade problemática e do complexo de Édipo evidente, tudo indica que essas inclinações ideológicas o levarão ao encontro de seu pai biológico e a um possível indício de um romance incestuoso com a irmã (creio que Luzia, patológica como mais uma mulher que ama demais, terá que desenterrar o segredo das cartas). Seu horizonte de ideais se alinha muito mais ao modelo econômico da Cooperativa que ao dos latifúndios, é a força do sangue que o atrai.

E por falar em sangue, o retorno de Martim (Lee Taylor) em busca de sua história de vida através da família materna, também tem rendido belas sequências. A viagem inóspita ao passado, as memórias vistas pelas lentes de sua câmera e os depoimentos de narradores orais bem simbólicos (o velho, o cego) contribuíram em muito para a beleza da narrativa e vão construindo com pequenos retratos o album da família que ele desconhece.

Sigamos pela Gaiola Encantada da ficção ao sabor das benzeduras e garrafadas de Dona Ceci...

 

 

15 comentários:

  1. Excelente guia para adentrar e nadar nas águas de "Velho Chico". Parabéns.

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    1. Obrigada, Caro Mestre, pela sua leitura ilustre e por ter se rendido às águas desse Rio!

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  2. Alana, como sempre, uma análise perfeita. Muito bom assistir à novela e ler seus comentários. Obrigada.

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  4. Sua sensibilidade nos faz enxergar detalhes que fogem ao nosso olhar de meros espectadores. Parabéns!

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  5. Até que enfim! Já estava agoniada a espera desse texto que traduz direitinho essa obra belíssima! Adorei e espero o próximo! Senti falta da análise sobre o pescador frustrado e sua fiel esposa! Beijos!

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    1. Carol,estava no scripit falar deles(Macabeia e Olimpio), mas ia ficar longo demais para hoje. Estou de olho neles!Obrigada pela parceria especializada!

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  7. Alana, tens sido a Oxum aqui nessA terceira margem. A volta de Martin nos trouxe uma poesia pura... necessária, na contramão do que o Saruê deve ter vociferado quando de sua partida do casarão dos de Sá Ribeiro: "Cê vai, ocê fica, você não volte!"

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    1. Sim, amigo, parceiro de lirismo e hábil navegador dessas águas... A arte é a Terceira Margem do Rio...E nessa cidade todo mundo é de Oxum!

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  8. Amei o texto!! Não estou gostando tanto da segunda fase, mas a trilha sonora, a fotografia, as paisagens, as cenas de Bento e Beatriz me prendem muitas vezes!! E, então, me perco olhando o rio e desejando ter vivido por aquelas bandas de lá, tão lindas que são.

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