Instagram

https://www.instagram.com/entretelasblog/

sábado, 28 de setembro de 2019

Órfãos da Terra: Uma ode ao amor sem fronteiras





O último capítulo de Órfãos da Terra foi construído através de uma beleza ímpar, todos os desfechos de todas as personagens e núcleos convergiram para um ideal de amor fraterno, de Amor grafado com letra maiúscula. As autoras, Thelma Guedes e Duca Rachid (Sherazades admiráveis) foram muito felizes na escolha de um tema tão contemporâneo e atemporal ao mesmo tempo.  A história da humanidade é feita de êxodos, de travessias, umas por escolhas, mas a maioria pela força bruta da guerra, da miséria e da escravidão.
O tema central da novela das 18:00h, que poderia ser das 21:00h pela sua densidade e atuações de excelência (Paulo Betti, Eliane Giardini, Ana Cecília Costa e cia, além do núcleo jovem e sua liga da justiça), pareceu saltar das telas do noticiário para dentro da ficção e vice-versa, como narrativa clássica tivemos vilões malvados e impiedosos, o Sheik Aziz e sua filha Dalila e mais seu exécrito do mal, em meio a tantas histórias familiares de luta pela sobrevivência e união. Creio que no meio tivemos a famosa barriga, com sequências arrastadas, como os muitos planos malvados de Dalila, mas nada que tirasse a beleza da história.
 Um dos pontos altos da trama foi a convivência entre os árabes e judeus através das famílias de Seu Boris e Seu Mamede, brilhantemente representados por Osmar Prado e Flávio Migliaccio com muitos risos e lágrimas. Na reta final, a questão do Alzheimer de Seu Mamede foi tratada com muita sensibilidade e ele e seu dantes inimigo judeu nos presentearam com cenas lindas de amizade e cuidado, coroada com a cena do nascimento dos gêmeos no último capítulo. Migliaccio brilhou entre o drama e a comédia, tirando partido da sua condição de idoso aparentemente frágil para dar mais força ainda a sua interpretação comovente. O banquete dos mendigos foi uma cena magistral.
O último capítulo reservou generosamente para cada personagem, para cada casal e para cada núcleo, um final especial pautado na ideia de congraçamento. Com muitos casamentos, amores diversos que redimem o mal e bebês à mão cheia, tivemos o trunfo da felicidade tradicional do último capítulo. A cena da preparação do corpo de Dalila também foi muito tocante e até ela teve sua redenção ao experimentar o amor materno por sua Soraia, deu prova desse amor ao deixar a pequena para sua avó criar em um lar de verdade.
O desfile de Martin foi rico em metáforas da vida dos refugiados com os despojos pelo caminho (muitos sapatos perdidos nas estradas, muita poeira pelo caminho), na passarela a vida e a beleza pulsando apesar de tantas perdas. A sede da Ong dirigida com afinco pelo Padre Zoran foi mesmo o palco para tantas vidas que por ali passaram e nada melhor que a música para reger a união entre os povos, a música de abertura é um hino ao tema, vale ressaltar o trabalho dos voluntários nesse projeto, outro símbolo de fraternidade.
A última cena em close para o discurso de Laila, discurso belíssimo que atou todas as personagens da trama nos lembrando de que todos somos em alguma medida também estrangeiros (excelente menção aos nordestinos em São Paulo e aos afrodescendentes) e evocou a vocação do Brasil para a diversidade cultural e tradição em receber todos os povos. Além da força desse discurso, a presença da metalinguagem foi um bônus, ao desligar a câmara, a história continua e Laila e Jamil retornam ao lugar do começo em São Paulo, onde a palavra fim nos aguardava em todas as línguas, sem fronteiras... E por falar em histórias que não acabam, Éramos seis nos espera de novo...

5 comentários:

  1. A novela realmente poderia ser das 21:00h e assim poder l explorar mais a realidade desses povos que chegam ao nosso país e são escravizados, poucos têm a sorte da família retratada na trama, o folhetim realmente mostrou o tradicional, apesar da psicopatia da vilã,também isso é um fator recorrente nas tramas da Globo. No mais não foi uma história tão empolgante como promoteu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que também no meio a trama ficou arrastada, mas a abordagem do tema foi bem interessante, como ficção não há o compromisso da fidelidade absoluta ao real. O final foi um dos melhores que já vi.

      Excluir
  2. Quando crescer quero fazer leituras iguais a sua.

    ResponderExcluir
  3. A novela lançou mão de um tema que nos faz refletir sobre a condição dos refugiados no Brasil.Que políticas públicas foram desenvolvidas para recebê-los?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, seja bem-vinda. A novela como obra de ficção não tem o compromisso de absoluta fidelidade ao real, mas acho que a abordagem foi responsável, claro que romantizada em muitos aspectos, pois é voltada ao entretenimento. O final foi belíssimo.

      Excluir