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terça-feira, 15 de novembro de 2016

Cartas para Antía: Julieta de Almodóvar, uma ode ao destino


O novo filme de Almodóvar, Julieta, é uma daquelas tramas que faz nossos votos de amor às narrativas serem renovados durante seus 100 minutos e continuam ecoando em nós por mais algum tempo. Baseado no livro de contos Fugitiva de Alice Munro (Nobel da literatura em 2013), o titulo original é Silêncio, um dos contos que inspiram o cineasta espanhol. Os dois títulos, seja Silêncio ou Julieta, fazem todo sentido ao longo da história. Mas, para muito além da influência da autora canadense, o filme estabelece um belo diálogo com a literatura clássica (tragédia grega) e a força do destino presente no mundo grego.

Almodóvar é um grande leitor/escritor de perfis femininos, suas mulheres têm sempre muita força e os homens ao seu redor parecem sempre coadjuvantes perdidos no vendaval de sentimentos que elas representam, afinal sempre precisamos volver ou saber mais sobre nossas mães. Em Julieta ele não foge dessa regra e faz sua protagonista brilhar em dois tempos. Uma jovem professora de Literatura Clássica com visual punk dos anos 80, e no presente, uma mulher de meia idade atormentada pelo silêncio imposto pelo fuga/sumiço de sua filha, Antía (personagem de uma obra grega atribuída a Xenofonte, Os Efésios, um romance amoroso regido pela interferência de Eros, considerado pela crítica uma obra feita para mulheres).

Julieta está pronta para mudar-se para Portugal com seu atual companheiro quando reencontra uma amiga de sua filha, Bea, que a faz reabrir as feridas e nos contar sua história. Daí, em media res, como nos épicos, vamos conhecer seu passado, numa escrita catártica de cartas para sua filha. Ela vai desfiando no papel seu relato e nós vamos acompanhando suas memórias em flash back, principalmente seu romance com o pai de sua filha, Xoan, um pescador que encontra numa surpreendente viagem de trem (há mais mistérios nessa sequência...) e muda o curso de seu destino/viagem. Quando se apaixonam, ele cuida há anos de uma esposa doente que vem a falecer e Julieta ocupa seu lugar, sua casa e também herda sua empregada, sua amiga, ambas peças- chave no filme.

É interessante notar a idéia de destino típica das tragédias. Além de ser professora de Literatura clássica (dá uma aula sobre Ulisses e os sentidos do mar em grego, episódio em que ele fica refém da deusa Calipso), quando conhece Xoan no trem ela está lendo um livro sobre Tragédia grega. A questão da culpa vai surgir em várias cenas que parecem se desdobrar muitas vezes. O mesmo que ocorre com a mulher de Xoan, vai acontecer com os pais de Julieta, sua mãe adoece gravemente e seu pai arruma uma amiga dela para cuidar da casa, mas o amor entre eles acontece e essa moça também tomará o lugar de sua mãe. A ideia de cumprir uma expiação vai sempre se refazendo de várias formas e em várias personagens...

O drama que vira a trama do avesso se dá quando Julieta descobre a traição de seu marido, eles discutem, ela sai, ele vai pescar e morre numa tempestade e tudo isso ocorre enquanto Antía está em um acampamento de férias. Daí em diante, o silêncio reina e esse será um dos motivos da partida da filha, viagem incompreensível para sua mãe. Ela passará a escrever para entender o que aconteceu...Colando os pedaços da fotografia rasgada, um quebra-cabeças que vamos montando junto com ela, numa busca densa pelas respostas.

Elas só se encontrarão doze anos depois (quase como Ulisses), quando um elemento que o destino mais uma vez reduplica faz com que sua filha a procure, claro que não contarei aqui...E essa cena não veremos, ficamos com os créditos, uma bela viagem (odisséia), uma bela música (Si no te vas) e a imaginar os abraços de reconciliação que se privaram por tanto tempo.

Oh, Almodóvar, que os deuses continuem te inspirando e que o nosso destino permita desfrutar  ainda muito desse mar sem fim de suas histórias...

 

 

8 comentários:

  1. Alana, uma pena,eu não ter assistido a esse filme. Mas, sendo de Almodóvar, só pode ser excelente. Obrigada pela dica.

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  2. Pensei mesmo que você fosse gostar, Alana. É daqueles filmes que a gente assiste e nunca mais esquece.

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    1. Sim, é uma pequena obra-prima..tocante do início ao fim....prolongou minha insônia...

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  3. Só em ler seu texto, fiquei com muita vontade de assistir ao filme...

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  4. Ah, Alana! A senhora é artesã das Letras!
    Gostaria muito de ver por aqui uma resenha dos filmes do mestre Woody Allen. Seria encantador vê-lo através dos teus olhos.

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  5. Também sou muito fã, o W.A me surpreende a cada filme...Farei sim, quando bater a inspiração. Obrigada pelo carinho!

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  6. Eu gostaria de reler os contos que inspiraram o longa. Alguem sabe quais sao alem do Silencio?

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