Instagram

https://www.instagram.com/entretelasblog/

sábado, 4 de abril de 2020

Anne com E: Amor aos livros e à vida


                                                            Para Fabíola Vilas Boas e seu amor à leitura

Há um ditado africano que diz que é preciso toda uma aldeia para educar uma criança. Na série Anne com E, a protagonista inverte essa lição ancestral, ela é uma criança que educa toda uma aldeia. Anne with an E é uma série de televisão canadense baseada no livro de 1908, Anne de Green Gables, de Lucy Maud Montgomery e adaptada pela escritora e produtora vencedora do Emmy, Moira Walley-Beckett, que agora é exibida pela Netflix com grande sucesso de público.
Eu, ainda resistente ao tempo das séries, dediquei algumas ávidas horas para assistir a essa genial história da menina ruiva e sardenta que se ainda não roubou, roubará seu coração. O drama das órfãs é um tema comum na literatura e no cinema quem não se lembra de Poliana, de Heide ou de outra Annie, filme  de sucesso  nos anos 80? Despertando sempre nossa compaixão, o sofrimento delas é mitigado por doses de fofura e sabedoria, sabedoria que vai transformando a todos à sua volta.
Com nossa Anne Shirley não é diferente, mas então o que ela tem de tão especial? A história muito bem construída em três temporadas (até então, tomara venham outras) aproxima-se dos romances de formação, cobre um período da vida de Anne que vai do final da infância, inicio da adolescência e começo da vida adulta. Além disso, mistura muitos gêneros narrativos tais como aventura, romance, suspense e filme de época ao contar as várias fases de Anne, eixo absolutamente central da trama. Infância sofrida entre um orfanato sombrio e passagens por algumas famílias que exploravam seus serviços sem piedade. Começo da adolescência já com sua nova família, onde enfim depois de muitas provas tem um lar e um nome ao lado de dois velhos irmãos taciturnos que vão se colorindo com a sua radiante presença e o nascer de uma jovem adulta, universitária e amada por seu cavalheiro Gilbert (com ares de Huckleberry Finn).
O aprendizado doloroso da infância talvez seja um dos pontos altos da série e que dá notas de drama a algumas partes da narrativa. Narrado em flashbacks, ficamos sabendo de todo sofrimento da menina até os 12 anos, entre rejeições múltiplas no orfanato e maus-tratos nas famílias “adotivas”. O único aspecto luminoso dessa fase são os livros que lê. Como uma náufraga ela se agarra às histórias e passa a habitá-las e nutre um sentimento afetivo pelas palavras. Tal prática leitora será o diferencial de toda sua vida posterior. Muito além de uma leitura meramente decodificadora (alfabetização), ela alcança aquilo que chamamos de letramento, ao dar significado a tudo que lê (ter lido um manual de incêndio faz com que ela salve uma família das chamas) e, o mais importante, traz a fantasia para dar brilho para sua vida sofrida, preenche os espaços da falta com a magia da imaginação.
Outro ponto alto da trama é o desenvolvimento das personagens, todas têm espaço na série. Do seu núcleo familiar formado pelos irmãos solteirões e reservados, à vizinha bisbilhoteira, aos vizinhos ricos, todos carregam complexidade e ambiguidade. Todavia é na escola que o palco da galeria humana melhor se apresenta, ali todos os tipos sociais sentam naquelas cadeiras, como numa espécie de microcosmo da sociedade. Há um desfile de meninos e meninas com todas as nuances possíveis de comportamento que vai do abjeto ao sublime. Além dos dois professores que passam pela classe. Um puro vício,  outra pura virtude. Um que estagna e persegue,  outra que educa e transforma.
Não podemos deixar de mencionar os aspectos sociais presentes na trama que se passa no interior do Canadá no século XIX. Destaquemos aí o preconceito racial na figura de Bash (personagem gigante), o sócio de Gilbert, a colonização dos índios muito bem representada pelo drama da escolarização da pequena indígena e do sofrimento de sua família. Além de muitos outros temas que povoam a tela como a homoafetividade de Tia Josephine e do jovem Cole, almas que se encontram através da amizade de Anne. A ambição que faz com todos fiquem cegos pelo ouro de tolo e mais uma vez salvos pelas astúcias de nossa menina que não aprendeu só com os livros, mas muito também com as experiências da vida, absorvendo cada lição.
Além disso, a série nos reserva cenas belas e fortes como a da amizade de Anne e Diana (o chá delas é um espetáculo), a despedida da esposa de Bash, a descoberta das origens de Anne, o amor de Mathew, as festas na casa de Josephine, as mudanças na vida dos alunos, o jornal da escola, as reuniões das senhoras dentre tantas outras passagens que merecem nossa atenção.
Segundo Anne, com E, e a repetição do seu nome é uma forma de afirmar sua identidade sempre em perigo, “Grandes palavras são necessárias para expressar grandes ideias”, vou parando por aqui porque acho que não há palavras para descrever essa série incontornável, antes de tudo uma história de amor aos livros, uma história de amor à vida...Uma bela pedida para esses tempos de quarentena...




9 comentários:

  1. Estou amando a série, ainda não passei da segunda temporada, e tudo o que você escreveu retrata também a minha emoção e paixão pela personagem e a reconstituição histórica do cotidiano, tudo com muito esmero e sensibilidade. Parabéns mais uma vez pela análise, impecável, como sempre.

    ResponderExcluir
  2. Anne tornou-se livre através da leitura! Série fantástica! Assisti a pedido de minha filha e valeu muito à pena. Ansiosa pelas próximas temporadas!

    ResponderExcluir
  3. Uma narrativa onde os olhares falam tanto e muito nos ensinam...A cada episódio saboreado, mais humanizada me sentia...Obrigada,Alana,por uma análise tão sensível!

    ResponderExcluir

  4. Ai, minha amiga, que delícia relembrar Anne whit an "E" por meio de sua análise! Gosto de tudo na série: da abertura, da música, das sardas de Anne, de seus olhos vivos, de sua história de vida, sua sede por descobrir-se nesse mundo, seu olhar justo para com as minorias...Gosto dos diálogos, da diversidade de temas, dos personagens! Quantas reflexões e inspirações essa série nos traz...e ainda consegue ter tanta leveza!! Vamos fazer um chá igualzinho ao de Anne e Daiana quando essa quarentena acabar? Do mesmo jeito, trocando os garrafas, inclusive kkk, só que de propósito!! Amo-te, amiga! 😍😂❤

    ResponderExcluir
  5. Uma série impecável, inspiradora, mas acima de tudo humanizadora. Anne com E faz aflorar sentimentos, sensações e a empatia que deveriam ser natural ao ser humano. Desejo muito que outros se permitam ser tocados por essa série, motivados a tornar-se leitores assíduos e que essas leituras transforme-os continuamente. Obrigado, amei a análise.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Jhonnatas, pela leitura de nossa página. Também gostaria que mais e mais pessoas conhecessem Anne.

      Excluir
  6. Alana, como amei ler a tua análise de Anne with an E. Uma série simplesmente fantástica, com tantas lições e tantos encantos. Parabéns por teu tão apurado olhar!

    ResponderExcluir
  7. Obrigada, caro leitor(a), a série nos desperta bons sentimentos!

    ResponderExcluir