Instagram

https://www.instagram.com/entretelasblog/

domingo, 14 de novembro de 2021

Um lugar ao sol: Um duplo brinde ao retorno do horário nobre

 

Quem estava saudoso por uma nova trama no horário nobre começou a matar sua sede essa semana. E com aquele gole refrescante que estávamos precisando depois de longa abstinência. A novela Um lugar ao sol, de Lícia Manzo com direção  refinada de Mauricio Farias, chegou dizendo a que veio e a autora ocupa muito bem o seu lugar ao sol na faixa das 21h.

Centrada no tema do duplo, tão caro na nossa tradição literária, temos os gêmeos Christian e Christopher, depois Christian e Renato, vividos por Cauã, que já nos brindou com outros gêmeos em Dois irmãos. Aliás, a nossa teleficção é repleta de exemplos gemelares de sucesso: Quinzinho e João Victor, Rute e Raquel, Tais e Paula, Jorge e Miguel dentre outros. Irmãos fisicamente idênticos, mas sempre marcados pela oposição de perfis psicológicos, advinda da matriz bíblica de Esaú e Jacó. Matriz já evocada na trama através do livro de Machado de Assis, alvo de uma cena entre Cristian agora Renato e seu sogro que contou a história da rivalidade de Pedro e Paulo presente no romance machadiano.

A citação lida pelo sogro (uma menção a Aires talvez) representa o dilema vivido pelo gêmeo sobrevivente: - “Não é a ocasião que faz o ladrão, dizia ele a alguém; o provérbio está errado. A forma exata deve ser esta: A ocasião faz o furto; o ladrão nasce feito". Christian, preterido e abandonado à sorte no berço quando seu irmão foi o escolhido para ser adotado por um casal rico, viveu uma vida de privações num abrigo onde nunca foi escolhido. Aos dezoito anos sai desse lar para ganhar a vida sozinho num mundo hostil. Durante os anos no orfanato, a vida de carências lhe dá outro irmão, Ravi, peça fundamental na costura da trama e única testemunha de sua vida anterior e de sua decisão de assumir o lugar de Renato, o renascido. Coube a ele queimar as provas de seu crime.

Os dois irmãos sofriam de angústias diferentes e ambos foram mostrados em encruzilhadas, em caminhos que se bifurcavam. Agora só há um, Christian ocupando a vida de Renato, que foi batizado na piscina, uma simbólica cena de batismo e transição para a outra vida, portanto renascido novamente. Ele aproveitou a ocasião para furtar a vida do outro e junto com ela tudo que lhe fora negado em oportunidades materiais, mas recebe junto todos seus dramas também. Embora só tenha ficado um, o espectro do outro, do seu duplo, o atormentará e a nós também.

Uma das estratégias narrativas mais interessantes nessa primeira semana foi mostrar as diferenças sociais entre os dois mundos através de vários elementos, seja a festa de aniversário, as roupas de grife, os espaços de luxo/carência, o banho, a mobília, as várias barreiras sociais separadas por muitos vidros (carros, janelas, vidraças), evidenciando o mundo que Christian só podia ver pelas frestas até que muda de lado.

Vale destacar uma cena rápida, mas muito significativa, o diálogo entre o professor (Tonico Pereira) e Christian, lembrando seus sonhos de infância no orfanato e lhe presenteando com Memórias póstumas de Brás Cubas, também do nosso onipresente Machado e lendo a seguinte passagem: “É muito melhor cair das nuvens que de um terceiro andar!”. Uma cena típica do mentor, mestre e discípulo olhando as estrelas, a máquina do mundo,  que estimulou no jovem o desejo de também como Brás poder sair por aí acotovelando a multidão. Todavia, ele não é Brás, nem Renato, e sofrerá com os códigos do seu novo mundo e com o olhar de Ravi pelo retrovisor, brilhante interpretação de Juan Paiva.

Ao se tornar Renato, perde Lara, o oposto de sua esposa Bárbara,  seu passaporte para cruzar a fronteira e pelo que vimos até aqui esse triângulo pode render muito ainda. Lara é o retrato do bem, da coragem, da mulher lutadora, ao contrário de Bárbara, mimada, fútil, preconceituosa, peso que sua opção terá de carregar.

Não podemos esquecer de Marieta Severo, que chegou iluminando tudo, com sua presença leve, sábia e solar para salvar a neta  das dores do luto, a cena delas no banco da praça falando sobre os motivos para a felicidade foi belíssima ( talento de Lícia Manzo, em retratar com lirismo as relações de afeto, como vimos em Sete Vidas e A vida da gente) e já se insinua que ela também tem um enigma a ser revelado... Meu palpite arriscado, tem a ver com o sogro do novo Renato.

Além do já dito, a novela se destaca também nos núcleos paralelos, personagens secundários e no humor ácido. A modelo que teme a velhice, a gordofobia, a sucessão familiar, as traições, as amizades,  a peruagem, os ricos falidos...Tudo indica que vem novelão por aí! Um brinde à nossa sede de ficção que pode ser na flute de Renato ou nos copos de requeijão de Christian.

E com bônus de ouvir o nome de minha cidade todos os dias: ‘Não passa disso, não me engana/ Que eu sou sul-americano de Feira de Santana!

 

 

 

4 comentários:

  1. Muita inspiração. Assisto a muitas novelas com os olhos de Alana tal qual Gil via muitos filmes aos olhoa de Caetano.

    ResponderExcluir
  2. Christian significa "cristão". Deve vir muito sofrimento por aí, pode aguardar.

    ResponderExcluir
  3. Preciso recuperar meu desejo de assistir a novelas, com Alana fica mais fácil. Obrigado pela dica.

    ResponderExcluir
  4. Adorei seu comentário!! Você nos faz enxergar além do que mostra a telinha. Bom ressaltar a intertextualidade com a obra do nosso Machado. Obrigada, vou aguardar a continuação da análise!

    ResponderExcluir