Instagram

https://www.instagram.com/entretelasblog/

sábado, 18 de março de 2023

Mar do Sertão, um final da mulesta!



 

Findou-se ontem a magistral trama Mar do Sertão, da autoria de Mário Teixeira e direção luxuosa de Allan Fiterman. Pense numa novela que só nos deu alegrias, uma sucessão de acertos e se falhas houve não fez coro no conjunto exitoso da obra. Terminou, mas seguirá conosco como todas as boas histórias.

O microcosmo da pequena cidade fictícia do Nordeste como metonímia do Brasil é um topos que já deu muito certo antes em Sucupira, Saramandaia, Santana do Agreste, Asa Branca, Tubiancanga, Serro Azul e outras coordenadas imaginárias e que agora se repete em Canta Pedra. Nessa pequena aldeia temos um mundo (Salve, Tolstoi) com todos os seu vícios e virtudes e a crença esperançosa de que as pessoas, quando querem, podem melhorar, sobretudo, pela via dos afetos.

Como bom folhetim, temos no centro da narrativa uma disputa amorosa entre dois irmãos e a protagonista Candoca, médica destemida, mocinha ressignificada na coragem e trabalho, mas o amor romântico não foi exatamente o ápice da trama, embora costurasse muitas pontas dessa bonita colcha de retalhos, fuxicos e lives. A amizade, o amor ágape, foi quem deu a letra nesse outro cordel encantado. Além da amizade das três Marias (as Pestes, porque amigo de verdade se xinga sem problema), o afeto dos amigos brilhou na telinha.

Seja entre Zé Paulino e o Príncipe e os outros “pares da França” (Advogado, Dentista, Gerente, Leiteiro e cia ), seja entre Xaviera e boa parte do núcleo (Nossa Amélie sertaneja), com destaque para as crianças, seja entre Catão, Ismênia com o Coronel redimido, ou na força da relação entre o Padre e a Pastora. E o que falar da lealdade de Timbó, na pobreza e na riqueza, uma belezura de personagem esse nosso bom malandro picaresco em oposição ao mundo dos corruptos caricaturais do poder (Prefeito, Agiota, Delegado) que certamente entra na galeria dos inesquecíveis. Daqueles que passam a fazer parte do nome da novela, A novela de Odete Roitman, a novela de Carminha, a novela de Félix, a novela de Bibi, a novela de Timbó!

Vale notar que esse fenômeno é mais comum nas tramas das 21:00 que sempre têm maior audiência e alcance, mas o danado do Timbozinho, a quem Enrique Diaz deu a alma e junto com sua Tereza, Clarissa Pinheiro maravilhosa, que trocou de vestido, simples como ela, mas não de alma e deram um outro destino aos nossos Fabianos e Sinhas Vitórias, inclusive porque aprenderam a ler e passaram  ajudar seus camaradas! Para simbolizar a força da amizade, as rosas de Nossa Senhora para Xaviera só podiam ser amarelas!

Sobre o capítulo final, o triunfo da justiça deu o tom do bem vencendo o mal, mesmo que essa sombra cabruquenta sempre ali esteja nos ameaçando como foi mencionando no belo texto de Zé Paulino na inauguração do açude. Água em lugar de petróleo, porque Timbó é sustentoso! Não haveria final melhor para Deodora que seu veneno (Bruxa) matar a única pessoa que importava para ela, o manipulável Tertulinho, a quem em nós despertava mais piedade que raiva,  e amargar sua pena com seu remorso do que poderia ser diferente.

E Xaviera prefeita com seu vestido vermelho subindo a rampa com o povo depois de ter sua “ficha limpa” não é mera coincidência, aquela piscadela do autor para os expectadores atentos. A vitória da mulher, dos jovens, da imprensa livre, de novas faces no poder tudo junto e misturado. Ao cortar a fita da inauguração do açude batizou uma nova era em Canta Pedra e no banho coletivo uma cena de congraçamento com a vitória do amor e da amizade, com todos os mitos da primavera presentes nos abraços, beijos, crianças e bebês a caminho. Teve muito “Quero te pegar bebê” com muitos casais se formando no final, nota especial para Cidão e Casimiro, Mirinho e Cyra, Coronel e Pastora porque no folhetim romântico o amor redime e transforma vícios em virtudes!

E a cena final com a dupla Juzé e Lukete liderando o Bando Anunciador que não mais chamaria as cenas dos próximos capítulos, mas o final de Mar do Sertão e a chegada de Amor Perfeito, foi de "torar" como dizemos por aqui. E o elenco se misturando com toda equipe ( A gente não vê, é quem faz a magia acontecer) cantando e dançando em total comunhão, com aquela algazarra desorganizada das festas de rua foi da mulesta mesmo! Porque cantar parece com não morrer é igual a não se esquecer que a vida é que tem razão...Queria saber fazer um cordel, um xote, um xaxado, um forró para manifestar minha admiração por essa narrativa, mas vai em prosa mesmo! E que venha Amor Perfeito que bebe na fonte de Marcelino Pão e Vinho porque sem as fontes nada criamos, seja nas cacimbas do sertão ou nos vinhos da Espanha.

 

 

20 comentários:

  1. Perfeita análise, como sempre. Muito boa!

    ResponderExcluir
  2. MARA VIRGINIA NUNES MARCELINO18 de março de 2023 às 07:31

    Parabéns Alana, análise perfeita, infelizmente a novela acabou, uma das melhores depois de muito tempo. Já estou com saudades.

    ResponderExcluir
  3. Análise brilhante como sempre,pro Alana.
    Mar do sertao ,uma das melhores novelas globais, deixou o gosto de saudade.
    Esperava que Tertulinho casasse com Xaviera.O seu desfecho foi surpreendente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei da cena do veneno, Deodora foi punida naquilo que ela mais amava, literalmente o feitiço virou-se contra a feiticeira!

      Excluir
  4. Mar do sertão deixará saudades.
    Parabéns pro Alana pela brilhante análise.

    ResponderExcluir
  5. Análise brilhante como sempre,pro Alana.
    Mar do Sertão,uma das melhores novelas globais,deixou um gosto de saudade.
    Esperava que Tertulinho casasse com Xaviera.O seu desfecho foi surpreendente.

    ResponderExcluir
  6. Perfeita análise desta novela que teve um enredo de emocionar, arrancar boas risadas com Timbó e Sababodó, um do bem e o outro da maldade de alguns caricaturada. Enfim... Não demore "vale a pena ver de novo"

    ResponderExcluir
  7. Ah, que análise mais linda, quanto mimo escondido para quem tem olhos de ver... Não vi - nem o ostensivo, nem o oculto -, porque não acompanhei a novela, mas, num "Vale a pena ver de novo", quem sabe?

    ResponderExcluir
  8. Pró, confesso que meus olhos minaram lendo esse texto. Meu Deus, que coisa linda! Quantas referências, em meio a sua percepção. Há um tempo que não acompanho novelas, por diversos fatores, inclusive porque nossa TV "tem um dono" , rsrs. Acompanhei Mar do sertão por flashes e curti muito, acredito que por conta dessa pegada sertânica tão nossa. Acontece que não era só uma pegada sertânica, assistindo ao capítulo final e lendo sua análise percebi mundos e referências que também me cativam . Essa pegada utópica do amor, da justiça da política, da esperança, das letras e artes como possibilidade de resignificação da história é de uma grandeza imensurável, um valor que busco cultivar em cada experiência que vivo. Gratidão, "Sertaneja do mar", da ficção, melhor, da mulesta da vida mesmo.
    Ah, a subida na rampa, de vermelho, depois de se tornar ficha limpa, acompanhada de cadeirante, trabalhadores, crianças, cacique... Não foi mera coincidência mesmo. Foi pra isso que fizemos o "X".

    ResponderExcluir
  9. Uma análise profunda sobre a novela Mar do Sertão. Perfeita.

    ResponderExcluir
  10. Análise perfeita como sempre professora e as referências a posse de Lula subindo a rampa do planalto e ficha limpa só não percebe quem nao fez o L e eu diria mais, ha tempos que o horário das 6 vem produzindo excelentes novelas viu, salvo a exceção anterior Pantanal, nao fosse ela, seria uma sequencia de 3 a 4 intragáveis no horario das 9 já

    ResponderExcluir
  11. Disse tudo amiga, como sempre. Lindo texto.

    ResponderExcluir
  12. *Mar de leituras ou entretextos*

    Sopram os ventos da memória
    A máxima do Conselheiro
    Que o mar vai virar sertão
    E o sertão, um mar inteiro.
    Inundação da mulesta
    Banhou em águas de festa
    Todo povo brasileiro.

    Olha eu aqui banhado
    Por esse mar do sertão
    'Arrevirado' nuns versos
    Nascidos da ficção
    Depois de ler no "Entretelas"
    A novela das novelas
    Que ganhou repercussão.

    Vou catando uns personagens
    Emendando sem dar nó
    Como fez na trama o herói
    Conhecido por Timbó
    Mas também gente que malda
    QuaisTeodora e Nivalda,
    Rolinha de Sabá Bodó.

    O coronel redimido
    A pastora Dagmar
    Que juntamente com o padre
    Souberam se combinar
    Sendo belas testemunhas
    Que o fato de terem unhas
    Não precisavam azunhar.

    Candoca, bela e aguerrida
    Da morte tirou um fino
    Mas acertou de verdade
    Foi no amor com Zé Paulino
    Porque o bem sempre medra
    E fincou em Canta Pedra
    A base do seu destino.

    O romance é muito longo
    Para um cordel apressado
    Mas não dá para deixar
    Uma personagem de lado
    Ela trouxe uma nova era
    A prefeita Xaviera
    Deu no lombo do passado.

    Dentre tantas coisas belas
    Que o mar do sertão gerou
    A potência da leitura
    Muito bem se destacou
    Como na vida real
    A novela, em seu final
    Com arte se superou.

    Romildo Alves

    ResponderExcluir
  13. Não consegui assistir a novela ainda, está na minha lista da globoplay junto com outras que também quero assistir (tendo aula à noite fica impossível acompanhar quando estão passando na tv 😭). Depois dessa análise, Mar do Sertão furou a fila das novelas, vai ser a próxima que verei!

    ResponderExcluir