Velho Chico nesta
última semana reuniu muitos pontos altos a serem notados no que se refere ao
poder encantatório dos símbolos. A
partir da revelação da paternidade de Miguel, tivemos uma sequência de cenas de
grande carga dramática e sofisticação de detalhes que conspiraram para
construir capítulos que entrarão para a
memória dos admiradores do gênero.
A
recepção de Miguel na casa paterna para a revelação aconteceu à mesa, num
momento de refeição com todos os membros da família dos Anjos sentados,
representação de comunhão por excelência. Fazê-lo sentar-se ali suscita a idéia de
agregação, de pertença ao clã, de amor ágape. Valendo lembrar, que as cenas da
mesa nos de Sá Ribeiro são sempre momentos de conflito, nos quais sempre alguém
se levanta ou se ausenta diante das desavenças ou destemperos do Coronel. Fica
marcado, portanto, mais uma diferença entre as casas.
Após
a revelação emocionante, pautada no belo discurso de Santo que aludiu à substituição
do lugar do seu pai Belmiro por Miguel, outro belo símbolo foi usado: o
batismo. O pai molhou a cabeça do filho, nomeando-lhe, reconhecendo-lhe. Ele
era agora um dos Anjos. Destaquemos que há também nos sobrenomes das famílias antagonistas,
Sá Ribeiro X Anjos, um pouco da história das famílias brasileiras. A primeira
guarda com pompa a tradição de serem herdeiros de uma linhagem importante a ser
perpetuada, 2 sobrenomes. A segunda, retirantes humildes, aponta para uma tradição
antiga no Brasil para descendentes de escravos, que pela ausência de sobrenomes
(documentos), a igreja costumava batizar-lhes com nomes religiosos, Santos,
Santana, Conceição, Jesus ou com o nome doa patrões, daí 1 sobrenome.
Com
a chegada do Coronel e seus jagunços no terreiro da casa, outra bela sequência.
As armas X as flores, Saruê X Piedade. O mal sendo combatido com o bem, mas esse bem é defendido com força e coragem. Além disso, o desenho do triângulo
feito no chão por Bento, Miguel e Santo, simbologia do equilíbrio das forças
dentre outras tantas possibilidades. Em seguida, os três e Lucas (felicíssimo com
a boa nova) improvisaram uma música uníssona com as mãos, selando a união de
ideais. E, golpe de mestre, Dona Piedade, personagem matriarcal magnânima, varrendo com
vigor o rastro dos invasores, que nós nordestinos sabemos bem o que significa:
- Vá para nunca mais voltar, Seu Saruê dos infernos!
A
relação telúrica das personagens também foi bem representada. Miguel, ao saber
de sua paternidade pela mãe, corre para o refúgio da natureza, inspiração de
sua vida, e remove a terra úmida, carregada de fertilidade. Já o Saruê, com sua
notada crise de identidade, se põe novamente na encruzilhada onde fez sua escolha
fatal no passado, e, embriagado, (até cantou Sentimental eu sou no Cabaré) remove a terra seca e a poeira, sinal
de aridez. Resgatado por Carlos Eduardo,
o único que deseja assumir seu legado, volta para casa para encarnar novamente
a figura externa do Coronel. Para o genro falta um componente que é tema
central da novela, o sangue, que ele começa a driblar já encarnando a
personalidade (e o chapéu) do sogro e sempre, sorrateiramente, dizendo o que o outro quer ouvir.
O que já lhe traz o mesmo conflito da personalidade partida diante do espelho.
Enfim,
foi uma semana de ápice dramático, com muitos clímaces acontecendo. A opção de
Miguel pela casa paterna trouxe para a trama uma fase de recomeço. Ainda há
muita história pela frente, e muitas outras revelações para nos emocionar. A
possibilidade que vem se insinuando sobre Bento ser o verdadeiro pai de Olívia (aquecida
ainda mais essa semana com a calma de Luzia diante da possibilidade do incesto
que desesperou tanto Santo e Tereza) e também o segredo sobre as origens de
Luzia, além da descoberta de suas malvadas artimanhas. Como disse Santo para Miguel
(agora protegido por São Miguel Arcanjo): “- Olhe para o rio, tem muita coisa
que a gente ainda não conhece.”
Continuemos
olhando para o rio, para o Velho Chico com seus segredos e símbolos. Arrepare
não e você não conseguirá alcançar a riqueza dessa novela que se esconde,
sobretudo, nos detalhes.