Instagram

https://www.instagram.com/entretelasblog/

domingo, 30 de agosto de 2015

Fim de Babilônia...Outros Édens possíveis...


Fim de Babilônia...Outros Édens possíveis...

O capítulo final de Babilônia foi alvo de muitas críticas por parte de seus telespectadores. De forma geral, não conseguiu transmitir aquela carga emotiva típica dos desfechos da dramaturgia. Não havia muito a se resolver no último dia, além do assassino de Murilo (solução pacífica, Otávio e Oswaldão, pois se o mal foi eliminado pelo próprio mal, nosso senso moral fica apaziguado). Até mesmo o casamento da mocinha Regina (nossa rainha justiceira), cena típica dos finais, não foi tão comovente assim.

Destacou-se também na reta final, uma forte tendência para a verossimilhança. Muitas cenas pareciam ser a continuação do Jornal Nacional, obviamente ressignificadas pela ficção. As falcatruas do prefeito Aderbal (velha parábola do lobo em pele de cordeiro) e seus conchavos com as empreiteiras e depois com o tráfico refletem o nosso cenário factual. Até mesmo a prisão dele e sua fala de mártir injustiçado (“eu voltarei nos braços do povo”) se encontram com outros personagens de nossa história politica. A corrupção, mostrada na trama através de vários prismas, mostra que, como a Hidra de Lerna, quando se corta um tentáculo, outro cresce. O diálogo de Guto na Boate com seu comparsa confirma que esse monstro brasileiro, infelizmente não mitológico, continuaria a ser alimentado por Consuelo (tal e qual a Senhora dos absurdos, personagem de Paulo Gustavo). O discurso de Teresa na assembleia (pareceu-me uma homenagem à juíza Denise Frossard), mais um papel brilhante de Fernanda Montenegro, mostra que alguns Hércules estarão lá tentando deter a fera, resíduos de utopia que sustentam nosso quixotismo.

Quanto ao final de Beatriz e Inês, inspirado nos filmes Thelma e Louise e em um dos Relatos Selvagens produzidos por Almodóvar, julgo pertinente com o desenvolvimento do enredo. A relação patológica entre as duas, numa eterna e cansativa disputa, acabou por matá-las como nas tramas passionais. Como já disse antes, esse eixo central não empolgou seu público e a novela brilhou com mais intensidade nos enredos secundários. A exemplo disso, o belo romance de Rafael e Laís. Nosso Romeu e Julieta revisitado, que à despeito das diferenças incontornáveis entre suas famílias, fizeram do seu amor vida e combate, inclusive contaminando com seus ideais Maria José, que ganhou vez e voz através do simbólico gesto de soltar os seus cabelos, saindo do papel e do figurino que lhes foram impostos. A cena final do jovem casal trilhando por uma estrada irregular foi uma bela metáfora de sua trajetória.

O fantasma da audiência atormentou a trama,  um ponto a ser revisto em época de TV Fechada, Redes Sociais, Netflix e outras telinhas que nos fazem desviar o olhar. Concordo que não foi um novelão daqueles, mas o folhetim venceu com suas belas cenas de amor e suas multifaces: A paternidade chamando Bento para a vida adulta, a regeneração de Wolnei, a dedicação sem reservas de Sérgio e Ivan, a mãe acolhendo Diogo de volta no seu colo, o triângulo insólito-cômico de Walesca (como abandonar Clóvis?), os beijos polêmicos de volta, todos em uma festa, símbolo de congraçamento... Édens outros dentro da Babilônia. E amanhã novas emoções nos aguardam, novo jogo, novas regras...

5 comentários:

  1. E o final do folhetim ganha cores não vistas na tela da TV, mas exclusivamente expostas aqui. Sim, como disse a poeta, o texto de Gilberto ganha " cores de Almodóvar, cores de Frida Kahlo, cores". E o Édem é revisitado, e a "maçã", de novo, é mordida pelas hidras em nós, compulsivos engolidores de histórias.

    ResponderExcluir
  2. E o final do folhetim ganha cores não vistas na tela da TV, mas exclusivamente expostas aqui. Sim, como disse a poeta, o texto de Gilberto ganha " cores de Almodóvar, cores de Frida Kahlo, cores". E o Édem é revisitado, e a "maçã", de novo, é mordida pelas hidras em nós, compulsivos engolidores de histórias.

    ResponderExcluir
  3. Embora seja compreensível que de fato as telenovelas hoje bem mais frequente que antes tenham uma maior concorrência com relação a pulverização de outros veículos e outros gêneros na TV, é inquestionável que o enredo desta novela não convenceu e que o público mesmo pouco seletivo (levando em consideração tratar se de uma obra aberta e direcionado a um público evidentemente popular) já de cansou da velha fórmula das novelas da globo onde o mocinho sofre e no final é redimido e dos vilões que por vezes são punidos ou que injustamente repetindo nossa realidade se dão bem. O aprendizado deixado por essa novela é de que é necessário inovar nessas produções e abandonar os clichês e temas do "momento" como por exemplo o amor ou simplesmente os beijos gays das produções de gosto duvidoso da emissora.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Anônimo, seja bem-vindo! De fato, a novela ficou aquém do chamado Padrão Globo, mas houve acertos felizes, sobretudo aqueles expostos pelas vias das relações humanas e dos afetos. A arte também tem o poder de nos fazer refletir sobre as questões de nossa época e lançar luz sobre as questões polêmicas através da ficção.

    ResponderExcluir
  5. Olá !
    Mais uma novela se encerra, muitos comentários, no final , tudo bem. Aguardemos a próxima.

    ResponderExcluir