Instagram

https://www.instagram.com/entretelasblog/

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Império...nem os diamantes são eternos...

A novela Império, de Agnaldo Silva, começou em fogo brando, mas vem ganhando lume novo a cada episódio. O folhetim, como indicado no título, circula em torno da metáfora da monarquia, representada pelo núcleo central da trama: a família do imperador José Alfredo. Há diversos elementos que remetem à realeza: herança, sucessão, amantes, bastardia, títulos, casamentos por conveniência e demais Ligações Perigosas nos bastidores da corte e em torno dela. Cheia de ecos de Rei Lear e Macbeth e demais meandros da cupidez humana.

Boa parte da eficiência da trama está na força do protagonista. Ambíguo como todo bom herói moderno, O Comendador, O homem de preto (reis sempre têm epítetos)vivido por Alexandre Nero, certamente , entrará para a galeria de protagonistas marcantes da nossa teledramaturgia, tais como Felipe Barreto( O Dono do Mundo), Juvenal Antena(Duas Caras), Giovanni Improtta (Senhora do Destino), Antenor Cavalcanti ( Paraíso Tropical), adoráveis canalhas, politicamente incorretos, anti-heróis por excelência que caem no gosto do público e no imaginário do brasileiro.

Dentre tantos temas apresentados na trama, destacam-se alguns, dentre eles a oposição entre ricos de berço e os novos ricos e os labirintos da sexualidade. O casal protagonista explora a questão da tradição, Maria Marta (a brilhante Lilia Cabral), que, embora falida, emprestou seu nome ao marido, milionário emergente, mas sem a classe cruelmente exigida pela alta sociedade. Aliança feita e ambos se beneficiaram dos dotes um do outro até o acordo se quebrar e virarem “inimigos cordiais”.

Essa oposição é também estendida a outras personagens de forma mais pícara, a exemplo do casal Severo e Magnólia (nomes motivadamente irônicos, ele não é nada severo e ela não é flor que se cheire, pais cafetões que se salvam aos olhos do expectador pela saída do humor) que abusam do dito mau gosto da classe emergente, amplamente representado na preparação de suas bodas de prata em contraste  com o refinamento dos cerimonialistas Claudio e Beatriz. A máxima que o dinheiro no Brasil mudou de mão já foi repetida algumas vezes na novela, e até Joãozinho Trinta foi estrategicamente citado na sua famosa frase: “Quem gosta de pobreza é intelectual, pobre gosta é de luxo”. Carnavalização, inversão da ordem, reflexos de um novo país, simbolicamente retratados na tela.

E por falar em Claudio e Beatriz, chegamos aos labirintos da sexualidade. José Maier, galã por excelência do horário nobre, empresta sua alma ao angustiado bissexual de meia idade carregado de conflitos existenciais, mas complexa mesmo é Beatriz. Beira ao inverossímil a sua compreensão generosa das relações extraconjugais do marido ( sempre me pergunto se fosse uma amante e não um amante qual seria sua reação), mas a  arte é para quebrar regras e causar estranhamento mesmo (épater le bourgeois) e ela segue altiva, bela e amada. A reação de seu filho Enrico, é legítima a princípio, mas me parece prolongada demais, desproporcional demais para um pai tão bom, o que fez com que o papel do chef perdesse a mão e o interesse.

Xana Summer (Ailton Graça) é apaixonante, aquelas personagens que se tornam maiores que o seu papel e viram sol, iluminando todo o pequeno núcleo do seu lar e do seu abraço acolhedor (Lorraine é impagável) e, para explorar mais os labirintos do tema, a trama acena com  o possível relacionamento para além da fraternidade com Naná(Viviane Araújo) em nome de um amor maior pelo menino órfão. Já Téo Pereira (Paulo Betti), agora Teodoro, é caricatura pura, mas toda caricatura tem o pé no real, é metonímia de uma imprensa marrom demolidora de reputações e criadora de celebridades, meio por demais conhecido pelo seu criador que também alimenta um blog ácido no mundo real, uma espécie de auto-homenagem crítica de Agnaldo Silva. Em resumo, as personagens envolvidas na temática homo afetiva são prismáticas, vistas sob vários ângulos, trazendo calor para a discussão pelas salas do Brasil à fora e  à dentro, mostrando que teimamos em por em linha reta o que é linha curva.

Há tantas outras personagens e histórias que merecem nota. Silviano (grande Othon Bastos), impecável mordomo inglês, num lar onde o lordship gosta de tomar café em copos de requeijão, certamente deve ter um porquê ainda a ser apresentado, caso contrário seria um desperdício de talento. A substituição de Cora em pleno ápice, excelente no papel de corvo-vampiro, por razões de saúde, risco de toda obra aberta, teve sua verossimilhança ameaçada, mas rapidamente devolvida, afinal aceitamos o pacto do fingimento.

A loucura genial de Salvador (Paulo Vilhena encontrou seu papel).O mundo do camelódromo, com sua força de comércio popular. A escola de samba e seu entorno. Os bastidores da alta gastronomia e do design de joias. Fragmentos de um mesmo Brasil, mosaico cultural e social tão bem retratados na novela brasileira. Brasil, mostra a tua cara e para isso vale tudo nessa Avenida.
 

Enfim, o Império está sob ameaça de ruína, mas a narrativa está salva. Já que nem os diamantes são eternos, acompanhar boas histórias nos torna mais humanos... E, se não eternos, ao menos, mais ternos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário